26/05/2013

25/05/2013

SPP-PSP Apela À União Dos Polícias




20/05/2013

PSP DA COVILHÃ DÁ A CONHECER NOVA NOTA DE € 5

As Novas notas de €5 entram em circulação dia 02 de Maio de 2013.As notas antigas não saem de circulação.As novas e as antigas circularão em conjunto.Não existirá nenhuma recolha de notas deste ou de outro valor.

Sindicatos e Associações da PSP e da GNR Unidos em Prol da Segurança dos Cidadãos


A convite do SPP-PSP, todos os sindicatos de Polícia (SPP-PSP; ASPP-PSP; SOP; SNOP; SINAPOL; SNCC, SUP; SIAP; FENPOL; ASAPOL) e duas associações sócio-profissionais da GNR – ASPIG (por delegação) e ANAG-GNR reuniram-se hoje, 16 de Maio de 2013, tendo como tema de debate as medidas de austeridade apresentadas recentemente pelo Primeiro-Ministro.
Na sequência da reunião, foi decidido, de forma unânime:
1 - Aprovar uma carta/memorando a apresentar à tutela - MAI, grupos parlamentares e partidos políticos, onde se demonstra/alerta para o facto de mais medidas de austeridade poderem vir a envelhecer as forças e serviços de segurança e assim diminuir o nível de protecção de todos os cidadãos;
2 - Solicitar aos destinatários, em especial ao MAI, que devido à especificidade da missão e condição policial não podermos ser equiparados aos demais funcionários públicos. As forças de segurança devem ser excluídas definitivamente da Lei 12-A/2008. Existe um estudo que reflete que os polícias vivem menos 11 anos que o cidadão comum;
3 - As anunciadas medidas de austeridade, a confirmarem-se, irão colocar em causa a segurança de todos os portugueses, pois deixaremos de ter forças policiais rejuvenescidas e passaremos a ter profissionais de polícia e militares da GNR profundamente desmotivados a zelar pela sua segurança;
4 - Efectuar reuniões conjuntas periódicas demonstrativas de força e união.
Os sindicatos e associações das duas forças policiais de maior expressão no País, deixaram desde já claro que estão frontalmente contra o aumento da idade de reforma, a alteração ou supressão da bonificação de tempo de serviço, o aumentos dos descontos para o SAD/PSP e SAD/GNR e a supressão dos actuais suplementos remuneratórios ou subsídios existentes nas forças de segurança.
Os Polícias e militares da Guarda já sofrem diariamente na pele o facto de exerceram uma profissão de alto risco e desgaste rápido, existindo estudos que comprovam que têm menos 11 anos de esperança média de vida do que os restantes cidadãos. Não se percebe, por isso, a ideia de querer aumentar a idade da reforma e da pré-aposentação, tanto mais que a evolução da criminalidade exige, cada vez mais, agilidade aos elementos das forças de segurança. Por isso, estes sindicatos e associações exigem que não se toque nesta matéria. Ou seja, a idade para a pré-aposentação ou reserva deve manter-se nos 36 anos de serviço ou aos 55 anos de idade.
Caso o Governo insista em avançar com as medidas anunciadas, serão adoptadas, após debate nas reuniões que serão mantidas periodicamente pelos sindicatos da PSP e associações da GNR, formas de luta a anunciar oportunamente.

DE POLÍCIAS PARA POLÍCIAS,

16/05/2013                       A DIRECÇÃO NACIONAL DO SPP-PSP

O SPP-PSP reuniu hoje com o Secretário de Estado da Administração Pública







O SPP-PSP Contesta Pacote de Medidas de Austeridade Apresentadas Pelo Governo