17/02/2010

Falta de verbas alarma polícias

Segurança: Diferença entre PSP e GNR ultrapassa os 206 milhões

A diferença de mais de 206 milhões de euros nas verbas atribuídas pelo Orçamento do Estado para 2010 às forças de segurança – para a GNR foram destinados 862 milhões e à PSP 655 milhões – está a alarmar agentes e oficiais da polícia. O receio é que a instituição não tenha dinheiro suficiente até ao final do ano para cumprir as exigências da profissão.
Por sua vez, o Ministério da Administração Interna (MAI) explica que a discrepância dos valores, avançados ontem pelo CM , se deve ao facto de "quase todo o investimento da PSP se encontrar no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) e a GNR ter um investimento próprio como contrapartida do projecto de vigilância da costa".
Os dois maiores sindicatos da polícia recusam-se a aceitar. "O que o Governo não percebeu é que vamos chegar a meio do ano sem dinheiro para equipamentos que são imprescindíveis para garantir a segurança", salientou António Ramos, presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia. Já Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia é peremptório: "Em 2009 houve atrasos no pagamento das ajudas de custo e dos passes aos polícias. Este ano vai ser pior. Isto não é digno." A Direcção Nacional da PSP não comenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário