Um dos blindados adquiridos pelo Ministério da Administração Interna, para a operação de segurança da Cimeira da NATO, que se realizou entre 19 e 20 de Novembro, chegou este domingo ao aeroporto da Portela. Um dia depois de terminado o encontro de chefes de Estado na capital.
Segundo foi confirmado ao tvi24.pt por funcionários do aeroporto, a viatura, que ficará na posse da PSP, chegou domingo ao terminal de carga da Portela, entre as 11h00 e o 12h00.
No local, para levantar os blindados estava o Grupo de Operações Especiais (GOE).
Chegou a ser avançado que tinham chegado dois blindados a Lisboa, mas tal não se verificou.
O porta-voz da PSP, Paulo Flor, garantiu ao tvi24.pt que foi entregue apenas um blindado. «Foi entregue uma viatura de transportes blindada à PSP ontem (domingo) à tarde».
Paulo Flor explicou ainda, em declarações à Lusa, que o «blindado civil» é da categoria BR6 e tem capacidade para transportar 11 polícias.
Segundo informações avançadas esta segunda-feira pelo Diário de Notícias (DN), 90% do material de segurança comprado para a cimeira da NATO, não chegou a tempo do encontro.
Os deputados da oposição ouvidos pelo DN acusam o ministério da Administração Interna de «irresponsabilidade». O PCP exige a anulação do negócio. O PSD salienta ainda que o MAI «acabou por desvirtuar o ajuste directo, que até é enquadrado pelo Tratado de Lisboa para compras desta natureza. Podia tudo ter sido feito com calma, dentro da lei e chegado a tempo».
Cimeira da NATO: CDS-PP quer explicações sobre atraso dos blindados
Sem comentários:
Enviar um comentário