06/07/2016

GOVERNO ESTÁ A PROGRAMAR A MELHORIA DAS CONDIÇÕES NA PSP

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, afirmou que o Governo está «a programar a melhoria das infraestruturas e equipamentos da Polícia de Segurança Pública (PSP), através de um planeamento mais realista de investimento, com especial cuidado para as necessidades mais urgentes».
PSP, 5 julho 2016Estas declarações foram feitas na comemoração dos 149 anos da PSP, em Lisboa, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa.
Reforço da dimensão operacional
«Este não é um objetivo de concretização rápida ou fácil», ressalvou a Ministra, referindo-se à melhoria das condições na PSP. Isto devido, «sobretudo, aos constrangimentos administrativos, orçamentais e legais que existem», acrescentou.
«É também intenção do Governo reforçar a dimensão operacional da PSP, através de ações de redução do seu empenho em tarefas de apoio e de âmbito administrativo», disse Constança Urbano de Sousa.
Estatuto profissional
Referindo-se ao estatuto da PSP, recentemente aprovado, a Ministra afirmou que o documento «está em processo de regulamentação, com a preparação de diplomas que visam criar condições das normas ali instituídas».
A produzir efeitos desde dezembro, o estatuto profissional da PSP tem sido contestado pelos sindicatos da PSP, quer devido à falta de regulamentação das principais matérias, quer devido aos cortes nas pensões dos polícias.
Constança Urbano de Sousa concluiu: «A aposentação está a ser objeto de um trabalho interministerial, para se definir um regime mais justo, mais igualitário e mais claro».

Sem comentários:

Enviar um comentário