01/05/2012

Professor Luís Maia acusa PSP de agressão


O professor universitário, psicólogo e comentador televisivo Luís Rebelo Maia acusa dois agentes da PSP, que estavam fora de serviço, de o terem espancado num bar em Unhais da Serra, Covilhã. Terá testemunhas do crime, domingo de madrugada, e fala em vingança. A PSP tem outra versão e desmente as agressões.
O professor de 40 anos estava a participar num concurso de karaoke no estabelecimento, a convite do proprietário. E segundo contou ontem Luís Maia ao CM, à saída do bar, pelas 00h45, foi "abordado e insultado por um indivíduo visivelmente embriagado". O professor diz ter reagido "de forma educada" e, quando já se encontrava de saída, diz ter sido agarrado por outros dois homens que continuaram os insultos e partiram logo para agressões.
"Eles começaram a dar-me murros e pontapés dentro do bar e continuaram já no exterior do estabelecimento", diz a vítima, especialista em neuropsicologia, que pediu aos responsáveis do bar para chamarem a GNR.
Os militares chegaram e identificaram os agressores como sendo agentes da PSP da Covilhã. Luís Maia diz que a principal motivação para as agressões dos polícias terá sido "uma vingança pessoal relacionada com a actividade clínica e de comentador televisivo", porque, recorda, "no final das agressões um deles disse: ‘da próxima vez que fores à TVI vais ver o que te acontece’".
O psicólogo, que comenta frequentemente casos de criminalidade no programa da manhã ‘Você na TV’, não sabe que comentário originou a vingança.
O porta-voz da PSP desmente Luís Maia. "A confusão começou quando ele foi eliminado do karaoke. Não gostou e começou a travar-se de razões com a organização. Criou mau ambiente e os agentes viram-se na obrigação de o escoltar até à saída sem o agredirem", diz Paulo Flor.
PERFIL
Luís Rebelo Maia, 40 anos, é docente do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior, neuropsicólogo clínico e forense e graduado em ciências Médico--Legais. Já publicou vários livros sobre educação e abusos sexuais. Colabora com polícias de investigação criminal e um canal televisivo, TVI.

VOCÊ NA TV: NEUROPSICÓLOGO ACUSA PSP DE AGRESSÃO - (VÍDEO)


Manuel Luís Goucha - TVI | Facebook

www.facebook.com/manuelluisgouchatvi?filter=1
O criminologista Barra da Costa já está em estúdio para comentar o caso do neuropsicólogo Luís Maia, que acusa a PSP de agressões.

1 comentário:

  1. O DESMORONAR DO PILAR DE CONFIANÇA

    O relatório anual da Amnistia Internacional continua a afirmar que Portugal é um dos países que não respeita os Direitos Humanos. E é uma triste realidade. De referir, por exemplo, o que se passa nas esquadras da PSP. Cidadãos alcoolizados são algemados e espancados, não apenas por um agente, mas por quatro, cinco ou mais. Será que instituiram alguma lei que lhes permite semalhante prática?! Quando e qual o número do Decreto? Perante tais ocorrências, a dignidade dos agentes está a perder o brilho. Já não se olha para as fardas azuis com a mesma confiança, com o mesmo respeito. Os monstros da sociedade não são, afinal, só os desenraizados, os desamados e os elouquecidos que habitam colchões de cartão, vagueando sem rumo. Existem outros: os desumildes e frustrados, com necessidade de despejar, cobardemente, a sua raiva. Num palco, sem máscaras e de cortinas fechadas, têm como espetador apenas a sua própria vítima, para que ninguém saiba quem são eles, ou melhor, quem são os predadores...
    Guilhermina Baptista de França

    ResponderEliminar