07/10/2010

Rosinha diz que a esquadra da Póvoa não abriu por causa de atraso nos arranjos exteriores

A nova esquadra da PSP da Póvoa de Santa Iria só irá abrir em 2011. Não por falta de efectivos, mas porque as obras exteriores ainda estão por concluir, diz a presidente da câmara de Vila Franca de Xira.

A abertura da nova esquadra da Polícia de Segurança Pública na cidade da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, está dependente da conclusão das obras no exterior do edifício mas ficará a funcionar normalmente até ao final de 2011.
A garantia é da presidente da câmara municipal, Maria da Luz Rosinha (PS), que garante que a falta de efectivos para a ocupar é um problema que não existe. “Neste momento a esquadra só não está a funcionar porque a câmara teve de reformular o projecto dos arranjos exteriores no espaço no sentido de lhe dar um enquadramento que consideramos obrigatório, pela dignidade das pessoas que lá vão trabalhar”, garantiu Maria da Luz Rosinha a O MIRANTE. A obra tem um custo que ronda os 100 mil euros. O projecto está concluído e a autarquia prepara-se para lançar o concurso.
A autarca garante ainda que pediu ao Ministério da Administração Interna que só abrisse as portas da nova esquadra quando tudo estiver concluído. “Por isso a falta de efectivos é um falso problema”, afirmou.
A presidente do município respondeu também às críticas do dirigente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP), António Ramos, que disse a O MIRANTE que a divisão policial de Vila Franca de Xira tem um défice de 60 homens.
“Há mais de um ano o mesmo senhor dizia que nunca iria haver uma esquadra na Póvoa de Santa Iria. Afinal a esquadra está construída e revelou-se que isso não é verdade. Quando diz que a esquadra não abre porque não há efectivos não sabe do que fala. Ou então fala com recalcamentos”, reagiu.
O dirigente sindical António Ramos, recorde-se, disse ao nosso jornal que a divisão vilafranquense está “desfalcada” e que existem muitos serviços “reduzidos ao mínimo”. “Um piquete que deveria ter um efectivo de sete, oito homens, muitas vezes tem dois ou três elementos. A esquadra da Póvoa ainda não abriu por falta de efectivos”, disse.
A direcção nacional da PSP justificou o atraso da abertura com o facto de ainda não terem sido instalados os equipamentos necessários. A nova esquadra, com cerca de mil metros quadrados, distribuídos por dois andares, tem capacidade para albergar 120 agentes. Fica na rua Alcino de Oliveira e Silva, junto à escola EB1 da cidade e vai servir as freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa. Terá as valências de Investigação Criminal e de Intervenção e Fiscalização Policial (piquete).
A nova esquadra irá ter também um balcão de atendimento ao público aberto 24 horas por dia, permitindo que a população evite deslocar-se a Alverca para efectuar denúncias ou obter informações.

Diga o que pensa sobre este Artigo. O seu comentário será enviado directamente para a redacção de O MIRANTE.

Sem comentários:

Enviar um comentário