21/05/2011

Esquadra da PSP de Braga meteu baixa para protestar contra sobrecarga horária

Esta foi a segunda vez que os polícias de uma só esquadra meteram baixa médica em simultâneoPúblico

O efectivo policial da 2ª esquadra da PSP de Braga não se apresentou ontem ao serviço. Todos os polícias ali destacados meteram baixa, por um período que varia entre os três e os cinco dias, depois de serem informados que teriam de laborar de acordo com a chamada “Bolsa de Horas”, sistema que os obriga a permanecer 11 horas seguidas no desempenho das suas tarefas.


Para substituir os polícias que adoeceram subitamente foram chamados efectivos da 1ª esquadra bracarense e outros que efectuam serviço no programa Escola Segura. De acordo com agentes locais contactados pelo PÚBLICO, esta forma de luta vai continuar a ser utilizada por todo o efectivo da cidade que, desse modo, pretende reprovar o projecto “Bolsa de Horas”, em fase experimental naquele comando minhoto, e que deverá, posteriormente, ser alargado a todo o país.

Esta foi a segunda vez que os polícias de uma só esquadra meteram baixa médica em simultâneo. Na passada semana foi o pessoal da 1ª esquadra bracarense que foi acometido de um qualquer surto que os deixou incapazes de trabalhar.

Face aos problemas existentes no Comando de Braga, o Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP) já divulgou um comunicado de imprensa, pedindo a demissão do actual director nacional da PSP, superintendente-chefe Guedes da Silva, que tomou posse apenas no passado dia 25 de Março.

De acordo com o comunicado do SPP, o director nacional havia prometido ao efectivo bracarense, ainda antes da realização da meia-final do jogo de futebol entre Braga e Benfica, para a Liga Europa e onde era necessário ter um grande efectivo policial para assegurar a segurança, que o problema da sobrecarga horária iria ser resolvido muito em breve.

Apesar das aludidas promessas que levaram mesmo os polícias a desmarcar acções de protesto já agendadas, nada terá sido alterado desde então. A resposta surgiu na forma de doenças súbitas, capazes de imobilizar de uma só vez o efectivo total de uma só esquadra.  

Sem comentários:

Enviar um comentário