21/05/2011

Braga: Horários fazem novas 'baixas' na PSP

Correio do Minho

 A ausência de vários agentes, devido a baixa médica, obrigou ontem o Comando a afectar agentes de outros serviços para manter a operacionalidade da 2.ª Esquadra da PSP de Braga, localizada em Stª Tecla.

Foi a segunda situação do género em menos de uma semana. Na semana passada, também devido a baixas médicas, a 1.ª Esquadra, que funciona no edifício do Comando Distrital, também ficou ‘desfalcada’ o que obrigou a afectar outros agentes.

O Comando Distrital de Braga da PSP, pela voz da responsável do Núcleo de Operações e Relações Públicas, comissário Ana Margarida Soares, recusa pronunciar-se sobre “questões médicas”.

Quanto à 2.ª Esquadra, a oficial garantiu que ela está a funcionar.
O ‘Correio do Minho’ sabe que foi preciso afectar elementos policiais que estão noutros serviços para manter a esquadra a funcionar.

São as ‘baixas’ de um braço de ferro entre o Comando Distrital de Braga da PSP e alguns agentes devido à aplicação de novos horários.
Estas ‘novas baixas’ surgem numa altura em que a questão dos horários está a ser reavaliada pela Direcção Nacional que, já a semana passada, garantiu ao ‘Correio do Minho’ que “o Comando Distrital da PSP de Braga está a cumprir com as instruções emanadas pela Direcção Nacional”.

Ninguém assume a correlação entre as baixas médicas e o mau estar que se vive, há alguns meses, devido à imposição de novos horários, com excepção de alguns sindicatos da PSP.
No passado dia 28 de Abril, o Sindicado dos Profissionais de Polícia (SPP), em comunicado, dava conta de que “há vários agentes que já se encontram de baixa médica e mais de 50 elementos já reclamaram por escrito para o director nacional da PSP”.

Obrigado a cumprir a lei, que estipula a obrigatoriedade de todos os agentes trabalharem 936 horas em seis meses, o Comando Distrital de Braga determinou o cumprimento das horas em falta.
As escalas que não cumprem o número de horas são colmatadas em operações policiais.
Nem todos os comandos estão a aplicar a lei da mesma forma, o que gera alguma contestação.

2 comentários:

  1. Afinal ainda há pessoal com coragem na PSP!

    ResponderEliminar
  2. Quando o SC Braga realizou jogos internacionais, os operacionais escolhidos (gratificados à UEFA) vieram de esquadras fora de Braga.
    Como os gratificados no policiamento da Rampa da Falperra eram de nível de pobreza franciscana, os eleitos foi o pessoal dos restos...

    ResponderEliminar