04/12/2011

Portagens: Beira Interior é a mais cara


‘CM’ mostra quanto vai pagar nas quatro Scut cobradas a partir de dia 8


A auto-estrada da Beira Interior (A23) é a mais cara das quatro Scut que começam a ser portajadas a partir do próximo dia 8. Os utilizadores desta ligação entre Torres Novas e a Guarda vão pagar em média 10 cêntimos por quilómetro. No total, percorrer toda a auto-estrada vai custar 19,30 euros.
Em contrapartida, os automobilistas da A24 (Interior Norte) vão pagar menos dois cêntimos por quilómetro, o que a torna na auto-estrada mais barata das quatro que passam a ter cobrança electrónica. Uma viagem entre Chaves e Viseu terá um custo de 14 euros, o que se traduz num valor de oito cêntimos por cada quilómetro.
As outras duas Scut (Beira Alta/Litoral; Algarve) apresentam o mesmo preço por quilómetro: nove cêntimos. A ligação entre Lagos e Vila Real de Santo António (Via do Infante ou A22) custará 11,60 euros, e percorrer a A25, entre Aveiro e Vilar Formoso, um total de 15,65 euros.
A cobrança nestas auto-estradas é exclusivamente electrónica, pelo que os utilizadores deverão comprar um dos equipamentos disponíveis ou, caso optem por não o fazer, pagar a portagem num posto dos CTT, no prazo de cinco dias úteis após a passagem, acrescida de custos administrativos.
As portagens poderão ser pagas através do sistema pré-pago (adquirido nas lojas dos CTT) ou pós-pago (dispositivos Via Verde que, além das lojas deste serviço, também estão disponíveis nos correios). Os equipamentos custam 27,50 euros.
Particulares e empresas que residam ou tenham sede na área de influência destas auto-estradas beneficiam de isenções.
"QUEREM QUE A GALINHA DOS OVOS DE OURO PONHA SEM LHE DAR MILHO"
A introdução de portagens na A22 - Via do Infante é mais "um passo na direcção do precipício", defende António Pina, presidente do Turismo do Algarve. O responsável considera que a medida, juntamente com "o aumento da taxa do IVA na restauração para 23% e o corte dos subsídios de Natal e férias", vai provocar um ano de 2012 "muito difícil no sector".
"Querem que a galinha dos ovos de ouro ponha sem lhe darem milho", critica ainda António Pina, para quem "a única esperança" é "a grande capacidade e força dos empresários do sector" para contornar as dificuldades que se avizinham.
"Sei que os empresários vão dar tudo para ultrapassarem a crise", garante o presidente do Turismo do Algarve, que vê "com muito maus olhos" e classifica como "mais uma machadadazinha" no sector a introdução de portagens na A22.
DISCURSO DIRECTO
"DEPUTADOS TRAÍRAM ELEITORES": Francisco Almeida, Comissão Utentes da A23, A24 e A25
Correio da Manhã - Faltam quatro dias para se pagar portagem na A23, A24 e A25. É uma derrota para o Movimento?
Francisco Almeida - Pode ser uma derrota, mas não perdemos o campeonato. É uma luta para corredores de fundo. Não desistiremos de protestar contra esta ofensiva.
- Acha que o Governo pode voltar atrás com a medida?
- Só se não aguentar a pressão do povo. Se isso não acontecer, a meu ver trata-se de um processo irreversível. A taxa nas Scut será para sempre.
- As instituições e os políticos da região lutaram o suficiente no processo?
- Sim e não. Por exemplo, nenhum dos nove deputados eleitos pelo distrito de Viseu falou no último mês sobre as portagens. Traíram o voto que os eleitores lhe deram.
PERGUNTAS & RESPOSTAS
- Quem, e como, pode beneficiar de isenções?
Particulares e empresas que residam ou tenham sede na área de influência das auto--

Sem comentários:

Enviar um comentário