14/05/2010

Polícia 24 horas


No Brasil é assim!

E em Portugal?

Será que existe diferença?

Faz-nos falta um programa deste! 

Polícia 24 horas – o melhor programa policial que já assisti

by FLÁVIO HENRIQUE on 13/05/2010
Alguns amigos comentaram sobre o novo programa da rede Bandeirantes que estreou na semana passada. Já que todos falaram bem de Polícia 24 horas e eu não pude assistir no dia, fiquei curioso para conferir se realmente ele é bom. Como sou do tipo que tem que ver para crer, pesquisei sobre a série, li algumas críticas e após tudo isso finalmente assisti o primeiro episódio.
Meu veredicto: é muito bom! Sério, nunca vi um programa policial tão realista como esse. Ele te prende do início ao fim nas diversas ocorrências que amarram o programa e são tão comuns ao serviço da Polícia Militar. Quem é policial sabe que nosso emprego não se restringe somente a prender ladrão. Diariamente nos deparamos com problemas familiaressituações inusitadas que nem todos imaginam que faz parte do nosso trabalho. Esse é o grande mérito do programa. Realizaram uma excelente edição em que mesclam cenas mais violentas com outras abordagens mais cômicas. O que te prende na frente da tela para saber qual o desfecho das histórias.
Além disso, em alguns trechos ele lembra o humor jornalístico do Custe o Que Custar (CQC) com pequenos efeitos sonoros acrescentados a uma ou outra ocasião dão leveza ao programa que nem de longe é apelativo e muito menos sensacionalista. Ponto para eles também porque souberam respeitar as imagens dos envolvidos, mesmo aqueles presos em flagrantes. Isso contribui para a isenção do programa que pretende se ater ao cotidiano policial e não de realizar uma “caça às bruxas” do submundo do crime. Os rostos “embaçados” no vídeo –que foi motivo de crítica para alguns – foi uma decisão mais do que acertada. Afinal, todos temos o direito de não nos expor. Coisa que muito programa não respeita, submetendo ao constrangimento vítimas, acusados e até mesmopoliciais.
Muita gente acredita que todo policial é truculento, mal educado, entre outros termos pejorativos. No programa, ao menos os que foram filmados demonstraram que não podemos generalizar. Claro que a câmera inibe qualquer ato mais agressivo, mas devemos lembrar que eles são humanos e durante o calor das ocorrências mesmo vigiados dificilmente eles conseguiriam manter uma encenação o tempo todo. Uma hora a máscara cai, como os reality shows já demonstraram.
Portanto, caso ainda não esteja convencido de que Polícia 24 horas mereça todos esses elogios, confira hoje (dia 13 de maio), logo mais a noite (22h15min) o segundo episódio do primeiro programa que conseguiu sintetizar o cotidiano policial, o verdadeiro diário de um PM.

Infelizmente não vou poder assistir porque estarei “ao vivo”, ou seja, trabalhando.

1 comentário:

  1. Assim, talvez o trabalho da Polícia fosse valorizado.
    Vejam em baixo o comentário da polícia Inglesa.

    ResponderEliminar