10/07/2010

SUICÍDIO

Um suicídio e uma tentativa em dois dias nas forças de segurança Jornal de Notícias 

Uma vida familiar e financeira equilibrada, a normalidade no dia-a-dia da esquadra da PSP de Alverca, a arma à mão. Morreu na quinta-feira. ...
...Vidas sem horário
José Manageiro, da Associação Profissional da GNR, também alerta para as condições de trabalho. “Não há horários de referência, quem regula as pausas são as chefias e isso acaba em incompatibilidades familiares enormíssimas. A maior parte dos suicídios na GNR prende-se com motivos passionais, porque a instituição destrói a vida familiar”.
A mesma história da PSP, onde um fim-de-semana como o comum dos mortais só acontece de três em três meses e, com a falta de efectivos, nem sempre é cumprido, diz Paulo Rodrigues.
...
PSPA evolução dos suicídio não indica uma tendência. Desde 1998, foram 39, entre anos sem nenhum e anos com cinco ou seis. Foi o caso de 2005, ano em que foram alteradas as regras de pré-aposentação.
Motivos e idadesSão jovens na casa dos 30 anos com problemas passionais e agentes com mais de 50 e dificuldades financeiras.
DivórcioO desgaste e a pressão profissionais também se reflectem na taxa de divórcio: entre as mulheres da PSP é de 14,3%. Entre os homens é de 4,7%, superior ao resto da sociedade.
GNROs casos não são muito falados, por receio de afectar a imagem da instituição, garante José Manageiro. Foram 12 em 2008 e seis em 2009. Não há dados mais recentes.

1 comentário: