26/02/2012

PSP sem gente para investigar‎


80 agentes transferidos não foram substituídos




As 16 esquadras de Investigação Criminal da PSP na Grande Lisboa têm, desde Novembro do ano passado, menos 80 agentes – que são responsáveis pelo combate directo ao crime. Ao que o CM apurou, em causa estará uma medida economicista: os agentes de Investigação Criminal recebem 150 euros mensais de suplemento no vencimento, enquanto os agentes de patrulha apenas recebem 60 euros mensais.
Em Setembro do ano passado, 80 agentes das 16 esquadras de Investigação Criminal da Grande Lisboa pediram transferência ou foram recolocados noutros comandos, como normalmente acontece todos os anos. Entretanto, a substituição ou entrada dos novos agentes para o lugar dos transferidos necessita de uma autorização da Direcção Nacional da PSP, que também é responsável pelo desbloqueamento da verba necessária para o pagamento dos suplementos aos polícias.
A autorização à Direcção Nacional da PSP foi pedida no início de Dezembro, mas até ao momento, passados três meses, não houve decisão – em anos anteriores demorou apenas cerca de um mês. Assim, há de momento menos equipas, mais sobrecarregadas, de Investigação Criminal nas ruas da Grande Lisboa, "por saírem mais caras para o Estado", lamenta fonte policial.
O CM contactou ontem a Direcção Nacional da PSP, mas até à hora de fecho desta edição não recebeu qualquer resposta.
DIVISÕES SEM COMANDANTES
A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) considera que o facto de as divisões da PSP da Amadora e de Oeiras estarem sem comandante "há vários meses" põe em causa a operacionalidade e a segurança destes dois concelhos.
"A Amadora está sem comandante há meio ano e Oeiras já vai para dois meses. Não me parece que seja aconselhável que estas divisões estejam tanto tempo sem comandante porque, assim, a divisão não pode seguir uma política de segurança e dar resposta às solicitações em termos de criminalidade que possam acontecer naqueles concelhos", refere José Mendes, presidente da distrital de Lisboa da ASPP/PSP. O responsável sindical adiantou que a divisão da Amadora é liderada pelo comandante de Sintra e a de Oeiras pelo comandante de Cascais, uma vez que os antigos responsáveis se aposentaram.
PSP apanha em flagrante homem que tentava explodir máquina Multibanco‎ Sol
PSP deteve homem que se preparava para explodir máquina multibanco‎ A Bola
Em flagrante: Apanhado pela PSP a tentar explodir multibanco da ...‎ PT Jornal
Diário de Notícias - Lisboa 

Sem comentários:

Enviar um comentário