18/08/2011

Polícias e militares ponderam marcha fardada

Está marcada para as 14h30 desta quinta-feira uma reunião da Comissão Coordenadora Permanente dos Sindicatos e Associações das Forças de Segurança, que contará com a participação de três associações sócio-profissionais das Forças Armadas. Do encontro surgirão acções de protesto contra a decisão do Governo de suspender as progressões salariais e de carreira nas polícias e nas forças armadas, considerando-se neste momento, com mais ênfase, a possibilidade de realizar uma marcha conjunta em Lisboa, em data a designar.
Apesar da vontade em demonstrar publicamente o desagrado face às medidas do governo, as estruturas que integram a coordenadora estão limitadas pela impossibilidade de fazer greve.

Os associados da ASPP/PSP, APG/GNR, e a Associação Sócio Profissional da Polícia Marítima estão impedidos de recorrer a este protesto, situação contrária aos membros dos sindicatos do SEF, ASAE e Guarda Prisional. Não obstante este impedimento, a greve é um cenário que, sabe o CM, estará em cima da mesa nesta tarde.

Os participantes na reunião, para a qual estão convidadas as associações de Oficiais e de Sargentos das Forças Armadas, e a associação de Praças da Armada, analisarão no entanto cenários alternativos de protesto que envolvam todos os membros das estruturas.

Uma marcha de protesto, com os participantes fardados, a realizar em Lisboa em data a determinar, parece ser a possibilidade mais forte em análise. Fonte ligada ao processo disse ao CM que tanto a ‘Coordenadora’, como as associações das Forças Armadas, acreditam poder mobilizar milhares de pessoas com uma iniciativa deste tipo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário