07/01/2011

“Querem vender gato por lebre com a nova esquadra da PSP da Póvoa de Santa Iria”

fotoO Mirante

Sindicato diz que não vai abrir nova esquadra, apenas serão deslocalizados efectivos de Alverca 

A nova esquadra da PSP da Póvoa de Santa Iria vai abrir em Janeiro. É pelo menos esta a convicção da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. O Sindicato dos Profissionais de Polícia desmistifica a questão e lembra que não é uma nova esquadra, mas apenas a deslocalização de polícias de Alverca para a Póvoa. “Estão a tentar vender gato por lebre”, denuncia.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira garante que a nova esquadra da PSP da Póvoa de Santa Iria vai ser inaugurada em Janeiro. O dirigente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP), António Ramos, sublinha no entanto que não se trata de uma nova esquadra e denuncia que estão a tentar vender “gato por lebre”.
“Não vão abrir uma esquadra porque uma esquadra precisa no mínimo de 40 efectivos e um oficial chefe. O que vai acontecer é uma deslocalização de meios que deveriam permanecer em Alverca por ser um ponto mais central”, protestou.
O gabinete de imprensa da esquadra da PSP de Alverca limita-se a dizer que ainda não existe qualquer informação sobre a data de inauguração ou a entrada em funcionamento do novo equipamento. Já a câmara diz que estão apenas a ser ultimadas as ligações informáticas do espaço, que já deveria estar em funcionamento desde o ano passado, como chegou a ser anunciado.
A nova esquadra, com cerca de mil metros quadrados, distribuídos por dois andares, tem capacidade para albergar 120 agentes, mas só irá receber, de acordo com António Ramos, uma brigada de Investigação Criminal e uma equipa de Intervenção e Fiscalização Policial (piquete) que vêm da esquadra da PSP de Alverca do Ribatejo. O MIRANTE apurou que no interior do edifício existem apenas armários, mesas e cadeiras.
O sindicato continua a dizer, tal como já referiu em 2010 a O MIRANTE, que existe um défice de 60 homens na Divisão da PSP de Vila Franca de Xira e, por isso, não existem meios humanos para dotar esta nova esquadra. “Um piquete que devia ter um efectivo de sete, oito homens, anda quase sempre com dois ou três elementos”, exemplifica António Ramos.
A nova esquadra irá dispor de um balcão de atendimento ao público 24 horas por dia, satisfazendo as necessidades mais imediatas da população, evitando a sua deslocação a Alverca para efectuar denúncias ou obter informações.
Recorde-se que a construção de uma nova esquadra na Póvoa de Santa Iria foi encarada pelas forças de segurança, “não como uma nova unidade, mas como uma mudança de instalações”, disse a O MIRANTE o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP em 2009.
O equipamento, situado na Rua Alcino de Oliveira e Silva, junto à EB1 da Póvoa de Santa Iria, servirá também a população do Forte da Casa. Custou cerca de um milhão de euros, verba assegurada pelo Ministério da Administração Interna. Os arranjos exteriores custaram cerca de 97 mil euros, valor que foi suportado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. O MIRANTE tentou contactar a Direcção Nacional da PSP mas até à data do fecho desta edição não obteve qualquer resposta.

Esquadra da Póvoa ainda não abriu porque a PSP não tem polícias e equipamentos suficientes O Mirante 

Rosinha diz que a esquadra da Póvoa não abriu por causa de atraso nos arranjos exteriores O Mirante

Sem comentários:

Enviar um comentário