22/09/2011

Brasileira e agente da PSP extorquiam dinheiro a homens

Uma mulher de nacionalidade brasileira, residente na Covilhã, e um agente da PSP, que prestava serviço na esquadra daquela cidade, são as figuras centrais de uma alegada associação criminosa que tinha como base a extorsão de elevadas quantias de dinheiro a homens que se envolvessem sexualmente com a referida suspeita.
Os suspeitos estavam a ser investigados há mais de cinco meses pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que desencadeou, hoje, uma operação que conduziu à detenção destes dois arguidos e de mais três indivíduos, um dos quais funcionário autárquico. De resto, o agente – tem graduação de chefe - foi detido na esquadra.
Em comunicado o SEF confirma a realização da operação “Estrela”, durante a qual também foram realizadas buscas domiciliárias e apreensões, e revela que em causa está a prática dos “crimes de auxílio à imigração ilegal com intenção lucrativa, associação de auxílio à imigração ilegal, lenocínio, extorsão, falsificação ou contrafacção de documentos, abuso de poderes e corrupção passiva para acto ilícito, branqueamento de capitais e associação criminosa”, consta do documento. O comunicado não adianta, contudo, qualquer pormenor acerca dos factos em causa, nem tão pouco da identidade dos arguidos.
Todavia, ao que o JF apurou, a mulher de nacionalidade brasileira operava na região há bastante tempo e tem vários processos pendentes no Tribunal da Covilhã. Algumas das investigações foram levadas a cabo pela PSP e terá sido no decurso das mesmas que a suspeita e o agente da PSP indiciado, cerca de 40 anos e residente no Fundão, se conheceram. Travaram uma relação de familiaridade e cordialidade que conduziu à associação criminosa.
Os cinco suspeitos serão presentes a tribunal durante a manhã de quinta-feira. Para o local já foi pedido reforço de segurança.

Catarina Canotilho com Célia Domingues

Sem comentários:

Enviar um comentário