14/09/2011

SEF detém um polícia e mais quatro pessoas em operação sobre imigração ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou, esta quarta-feira, em comunicado, a detenção de cinco pessoas, entre as quais um polícia, no âmbito da operação Estrela, que tem em curso, incidente sobre a imigração ilegal.
A operação decorreu «na Covilhã, Fundão e Tortosendo» e «ainda não foi dada por concluída», destaca o comunicado.
Para além das cinco detenções, houve buscas em cinco casas, num outro local não especificado e em várias viaturas, para «produção de prova para o inquérito em curso no Ministério Público da Covilhã». Foram apreendidos vários documentos e duas viaturas, acrescenta o SEF.
A operação Estrela foi desencadeada no âmbito de um inquérito onde estão a ser investigados indícios da prática de crimes de auxílio à imigração ilegal em que, a troco de dinheiro, eram fornecidos documentos falsos a cidadãos estrangeiros.
O esquema de falsificações era alegadamente conduzido pela mulher detida com o auxílio do chefe de polícia também detido esta quarta-feira, acrescentou uma fonte judicial citada pela Lusa.
A mulher tem «vários processos pendentes na justiça», sublinhou.
Segundo a mesma fonte, ambos teriam também montado um esquema de extorsão, em que alegadamente exigiam dinheiro a homens que a mulher seduzia e com os quais se envolvia sexualmente, ameaçando depois contar tudo às famílias a não ser que recebesse determinadas quantias.
Os outros detidos seriam cúmplices, nomeadamente pressionando as vítimas que se recusavam a ser chantageadas.
De acordo com o comunicado do SEF, estão em causa crimes de auxílio à imigração ilegal com intenção lucrativa, lenocínio, extorsão, falsificação de documentos, abuso de poder e corrupção passiva para acto ilícito, branqueamento de capitais e associação criminosa.
Na operação Estrela estiveram envolvidos esta quarta-feira cerca de 50 operacionais do SEF e uma equipa do Corpo de Intervenção da GNR.
Os detidos vão ser ouvidos no Tribunal da Covilhã, quinta-feira, a partir das 09:00 hora.

Sem comentários:

Enviar um comentário