24/11/2010

Greve geral: 85 a 90% dos funcionários judiciais aderiram

O sindicato dos funcionários judiciais avançou que a adesão à greve geral de hoje, às 10h00, se situava entre os 85 e os 90%, sendo "muitos" os tribunais em que chegou aos 100%.
Em comunicado enviado às redações, o sindicato avança que a adesão foi de 100% em tribunais como Valença, Ponte da Barca, Amarante, Esposende, Resende, S. João da Madeira, Barcelos, Régua, Lamego, Famalicão, Póvoa do Lanhoso, Águeda, DIAP de Aveiro, Castelo Branco, Tribunal de Trabalho e Tribunal Administrativo de Viseu, Covilhã, Ministério Público de Oeiras, Benavente, Mafra, Cascais, Barreiro, Reguengos, Redondo, Santiago do Cacém, Beja, Olhão e Faro.
No mesmo comunicado, o sindicato dos funcionários judiciais avança que no Palácio da Justiça a adesão foi de 93%, estando três juízos cíveis e quatro varas cíveis encerrados.
O sindicato, segundo o seu presidente, Fernando Jorge, continua a atualizar os dados "embora com previsível dificuldade, atendendo ao elevado número de tribunais no país - cerca de 400 - e à dificuldade de contacto telefónico até porque a maioria dos telefonistas estão em greve".
A CGTP e a UGT realizam hoje uma greve geral conjunta contra as medidas de austeridade, anunciadas pelo Governo em setembro, que têm como objetivo consolidar as contas públicas, entre as quais os cortes de salários nos trabalhadores do Estado, o congelamento das pensões em 2011 e o aumento em dois pontos percentuais do IVA.
Esta é a segunda greve geral marcada pelas duas centrais. A primeira realizou-se há 22 anos contra o pacote laboral.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário