20/11/2010

NATO: Polícias passam fome em turnos de doze horas


Coordenados dez mil agentes espalhados por vários pontos de Lisboa. Equipas que vieram de Setúbal dizem não ter recebido comida, o que a PSP nega. Sede da NATO em Oeiras reforçada.
O primeiro dia da Cimeira da NATO mobilizou ontem dez mil polícias em toda a zona de Lisboa. As primeiras queixas, no entanto, já começaram a surgir. Agentes de Equipas de Intervenção Rápida (EIR) da PSP de Setúbal afirmam ter passado fome nas 12 horas de turno ontem efectuadas, tendo igualmente um grupo de polícias especializados em segurança pessoal abandonado o quartel do Ralis, alegando más condições.
"Os agentes das EIR de Setúbal não receberam refeições ligeiras [sandes e sumos] a meio do turno, ao contrário de EIR de outros comandos. Em 12 horas de trabalho seguido isso é inadmissível", disse ao CM Peixoto Rodrigues, presidente do Sindicato Unificado de Polícia. A Direcção Nacional da PSP nega que tal tenha acontecido, alegando que os "agentes quiseram tomar a primeira refeição do dia em Setúbal, tendo recebido senhas para a outra no Parque das Nações".
Pouco contentes estavam também perto de cem agentes que, por terem cursos de segurança pessoal, foram destacados para reforçar o policiamento das comitivas. Insatisfeitos com o quartel do Ralis, cerca de 40 abandonaram aquele local, para se alojarem na INATEL de Oeiras ou regressarem a casa.
A operação de segurança à cimeira decorreu ontem sem incidentes. O único sobressalto ocorreu no quartel-general da NATO, em Oeiras. Na quarta-feira, carrinhas de radicais foram vistas perto das instalações, tendo surgido informações de que poderia estar em preparação um protesto. A PSP reforçou a segurança.
A Baixa de Lisboa esteve, por seu turno, sob forte vigilância policial, à semelhança dos hotéis das comitivas. A Gare do Oriente, contígua ao perímetro de segurança da cimeira, serviu de quartel-general à PSP. Elementos das várias valências da Unidade Especial de Polícia partiam dali para patrulhas constantes, notando-se mais policiamento durante a manhã.
GNR CHAMADA A FORMAR POLÍCIAS NO AFEGANISTÃO
O ministro da Defesa adiantou ontem que vai propor o envio de mais 40 formadores para a missão da NATO no Afeganistão e que esta nova força incluirá militares da GNR, que irão formar forças de polícia afegãs. Os militares deverão estar no terreno durante a Primavera de 2011. "Portugal compreende a necessidade deste esforço", declarou Augusto Santos Silva à margem da cimeira, sublinhando que desta forma Portugal passará a ter quase 250 militares na missão da ISAF.
CINCO AGENTES FERIDOS
Devido ao piso molhado e à pressa em chegar ao Parque das Nações, para fazer parte do contingente de segurança à Cimeira da NATO, cinco polícias ficaram ontem feridos na sequência do despiste das viaturas em que seguiam.
O primeiro acidente aconteceu cerca das 09h00, na CRIL, e envolveu uma viatura descaracterizada da Unidade Especial de Polícia, do Comando Distrital da PSP de Setúbal. Três polícias sofrerem ferimentos ligeiros, sendo transportados para o Hospital de Santa Maria.
O segundo despiste ocorreu pelas 10h50 no IC17, junto ao Centro Comercial Odivelas Parque, com uma viatura do Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIEXS) da PSP que, em sequência do despiste, tombou. O acidente causou ferimentos ligeiros em dois polícias, que receberam tratamento médico no Hospital de São José.
Não foi necessária a intervenção dos Sapadores de Lisboa. Apenas o INEM esteve nos dois locais dos acidentes, onde prestou os primeiros socorros e fez o transporte dos cinco polícias feridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário